Fatores que influenciam nos valores dos salários



  

Qualificação profissional, experiência e um bom perfil geralmente não determinam o valor de um salário. De acordo com a ciência, há outros fatores que percorrem caminhos entre o início e o topo dos níveis de uma "pirâmide hierárquica". E, de certa forma, eles podem ser muito bizarros. É o que dizem os três seguintes estudos científicos:

– Altura: não, você não leu errado. É exatamente isso, a estatura física do profissional pode ser proporcional aos seus ganhos financeiros, ou seja, quando mais alto for o profissional, maior será o seu salário. Essa descoberta é recente, e veio de uma pesquisa realizada pela equipe da London BUSINESS SCHOOL, na Suécia, que teve seu texto publicado pelo Financial Times.

Os dados desta pesquisa mostraram que a maioria dos presidentes das empresas são, em média, mais altos do que 90% da população em geral, além de terem mais habilidades cognitivas do que a maior parte das pessoas.

Os pesquisadores tiveram que acompanhar a vida de 1,3 milhão de homens que serviram o serviços militar entre 1952 e 1978, para poder chegar a essa conclusão (por isso não houve mulheres que participaram do estudo). Mais de 41 mil pessoas deste grupo eram executivos do topo da "pirâmide hierárquica".

Leia também:  Valor do Salário Mínimo Ideal em Junho de 2017 deveria ser de R$ 3.727

De acordo com Samuli Knüpfer, coautor desta pesquisa, esses resultados também servem para os demais países industrializados do mundo.      





– Beleza: homens e mulheres bonitos podem ganhar mais do que os que não são considerados tão belos assim. Essa diferença pode chegar a 17% para homens e 12% para mulheres, de acordo com Daniel Hamermes, autor do livro “Beauty Pays: why attractive people are more successful”.

De acordo com a pesquisa, isso mostra o quanto a autoestima e a autoconfiança podem ter impactos incríveis no salário. A pessoa que se sente mais bonita e atraente tem mais chance de se mostrar segura de si. Essa atitude pode influenciar completamente o comportamento no trabalho, por exemplo, e, consequentemente induzir a pessoa ao sucesso na carreira.    

Leia também:  Título de Eleitor Digital - Como Fazer

– Nome curto: isso pode soar como algo mais estranho ainda. Uma pesquisa que foi divulgada no TheLadders, site de recrutamento, estabelece relação do tamanho do nome da pessoa com seu salário, ou seja, quanto mais curto for o nome da pessoa (até cinco letras no máximo), maior será seu salário ou seus ganhos. Para chegar a essa conclusão, pesquisadores do próprio site resolveram analisar o nome de mais de 6 milhões de usuários e pessoas nessa categoria. Alguns nomes como Melissa, Rob e Dale podem estar relacionados a maiores salários.

Por Daniela Almeida da Silva