Revisão dos valores do FGTS de acordo com a inflação impactaria no mercado imobiliário



  

Revisaros valores do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) de acordo com os movimentos da inflação resultaria em milhões de revisões nos contratos de financiamento à habitação, afirma o procurador geral do BC (Banco Central do Brasil), Isaac Sidney Menezes Ferreira. O mercado imobiliário receberia um choque o qual de forma difícil conseguiria se recuperar.

De forma prática as ações que se encontram no STF (Superior Tribunal Federal) e STJ (Superior Tribunal de Justiça), de cidadãos que reclamam da política monetária do FGTS, objetivam solicitar a correção de acordo com a inflação dos períodos.

A diferença é grande nos números. Por exemplo, no começo do ano de 2014, enquanto a TR quase atingiu a casa dos 0,20%, o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) registra quase 6% de inflação.

Leia também:  Rotativo do Cartão de Crédito da Caixa - Novidades

Não se pode ignorar que o BC solicitou a licença para julgar ao levar em conta que o órgão tem a responsabilidade de fazer o cálculo da TR (Taxa Referencial), conforme regras ditadas no CMN (Conselho Monetário Nacional).

Vale ressaltar que a TR também objetiva corrigir a política de valorização dos valores que se encontram em depósito no FGTS. De forma prática, a mesma fórmula de renda é usada para corrigir a conta poupança.





Em terras nacionais o empregador tem dever de depositar oito por cento do valor referente ao salário bruto, sem desconto, registrado em carteira assinada aos trabalhadores de regime CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas). A quantia segue ao Fundo que pode ser usado para diferentes formas de consumo.

Leia também:  FGTS Contas Inativas - Dúvidas e Informações

Isaac Sidney Menezes Ferreira diz que a média dos juros atuais de financiamento para casa própria se encontra em aproximados 7%. Caso acontecesse a revisão do FGTS, de acordo com a inflação, o valor do juro iria à faixa dos 11%.

Comente e opine. Diga se é contra ou a favor de revisão da renda no FGTS.

Por Renato Duarte Plantier



5 comentários em “Revisão dos valores do FGTS de acordo com a inflação impactaria no mercado imobiliário

  1. Se o trabalhador tem direito a revisão que seja votada e aprovada o quanto antes, agora se vai afetar o mercado imobiliário ou seja o bolso das grandes empresas que visam apenas o seu lucro, eu não sei!!!!! e se afetar cada empresa que cora atras de maneiras para amenizar a situação, oque não podemos aceitar é esse assalto ao bolso dos trabalhadores brasileiros

  2. O sistema financeiro lucra altíssimo com o dinheiro barato.
    O Governo tem que cobrar de quem não paga o FGTS, INSS, I.RENDA e não perdoar tais dívidas, Mas ao invés disso procura oprimir seus eleitores.
    Tenho conta ativa do FGTS e duas inativas, verifique no site da CAIXA e consta que o saldo foi incorporado ao patrimônio. Recentemente a caixa informou ter enviado correspondência para correntistas de poupança sem movimento, bom, a minha é um fgts e não precisava enviar carta até mesmo porque o pis é igual para ambas e mesmo assim foram incorporadas, assim fica fácil. Reajuste do FGTS sim!!!!