Uma preocupação que surgiu nos últimos tempos é quanto ao uso do cartão de crédito de forma indevida por parte dos estudantes universitários. Um estudo nos Estados Unidos levou ao resultado de que muitos universitários se encontravam de certa forma endividados devido ao uso de cartão de crédito por parte dos mesmos. Com isso, foram estabelecidas restrições quando o assunto era a solicitação de cartão de crédito nas universidades americanas.
No Brasil, a solicitação de cartão de crédito é algo totalmente simples e muito fácil de ser feito, com isso, o problema do endividamento de universitários em relação ao uso de cartões de crédito também se tornou comum no Brasil, aponta estudos.
Caso você não saiba os professores Wesley Mendes da Silva, Wilson Toshiro Nakamura e Daniel Carrasqueira de Moraes, da FGV-EAESP, publicaram um artigo no qual os mesmos apontam que os estudantes universitários brasileiros estão cada vez mais usando de forma indevida o seu crédito pessoal. Dentre o perfil arriscado, como eles definem, os estudantes brasileiros atendem pelo menos a uma característica que pode levá-los a problemas financeiros.
O artigo foi publicado após um estudo que abordou de forma aleatória 769 alunos que estudavam nas seguintes instituições: Universidade Presbiteriana Mackenzie, Fundação Armando Álvares Penteado (Faap), Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (Fecap), Fundação Getúlio Vargas (FGV-EAESP), Universidade Bandeirantes (Uniban) e Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP).
O objetivo do estudo era justamente saber se os estudantes universitários brasileiros possuíam algum comportamento financeiro considerado de risco, nos quais são: saldo de cartão de crédito igual ou superior a R$ 1.000,00; pagamento de fatura com atraso de 60 dias no período dos últimos dois anos; ter usado o limite total do cartão nos últimos dois anos e saber se nunca ou casualmente foi pago o valor total da fatura.
Vale ressaltar que do número total de entrevistados, 552 afirmaram possuir cartão de crédito e 35% apresentavam ao menos um dos comportamentos de risco citados acima. Além disso, quase que um terço deles possuía dois os mais comportamentos que podem levá-los a prejuízos financeiros.
Um dos pesquisadores que contribuíram com o estudo, Wesley Mendes da Silva, afirmou que o motivo de tanta falta de atenção e uso incorreto do crédito está associado ao fato de que grande parte do público não possui conhecimento financeiro, sendo que 70% dos estudantes sequer sabem como funcionam as taxas de juros de seu cartão de crédito.
Um detalhe interessante é que a pesquisa buscou montar o perfil desses estudantes e constatou que através do consumo eles buscam alcançar um maior status social ou aceitação em seu grupo. Outras características encontradas foram: alguns dos estudantes dispõem de três ou mais cartões, dessa forma, optam por consumir aquilo que está além de seu orçamento financeiro; estudantes em relacionamentos estáveis eram mais propensos a terem saldo devedor mais elevado, mas esses são os que menos efetuam pagamentos parciais de suas contas.
Por Bruno Henrique
Foto: Divulgação
O momento de solicitar um aumento de salário pode ser uma tarefa muito angustiante para alguns. De qualquer modo, se… Leia Mais
No ano de 2023,a receita federal divulgou novas regras de declaração de imposto de renda. Tendo até o dia 31… Leia Mais
Com a proximidade da Páscoa, as lojas já começam a colocar os novos itens para a temporada em suas prateleiras.… Leia Mais
A "Partícula de Deus" é um termo popular para se referir ao bóson de Higgs, uma partícula subatômica teorizada em… Leia Mais
O crédito consignado é uma modalidade de empréstimo em que o pagamento das parcelas é descontado diretamente na folha de… Leia Mais
Com o início do ano as instituições financeiras começam a liberar os informes de rendimentos de seus contribuintes que serão… Leia Mais
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies