Dicas de Como o Profissional Liberal pode Pagar Menos Impostos



  

No Brasil um dos grandes problemas que muitos profissionais liberais enfrentam é justamente quanto à questão de tributação financeira, caso você não esteja devidamente atualizado em relação a tal questão, é bem possível que você enfrente um rombo financeiro em sua empresa, por exemplo.

Para aqueles que ainda não sabem o que é exatamente um profissional liberal, saiba que o mesmo é um profissional com formação universitária ou técnica, dessa forma, o mesmo tem total liberdade para executar a sua atividade profissional, ou seja, ele pode ser empregado ou empregador, como exemplo de tais profissionais temos: médicos, arquitetos, dentistas, jornalistas, advogados, empreendedores, entre outros.

Quem possui uma empresa sabe bem o trabalho que é administrar a mesma independentemente de seu tamanho. Nesta matéria você irá conferir algumas dicas para pagar menos impostos e assim não ter aquela surpresa desagradável em seu orçamento.

O primeiro de tudo a ser feito é a contratação de uma consultoria contábil, a mesma irá o auxiliar desde a abertura de sua empresa até o funcionamento da mesma, nesta fase é importante conhecer os serviços da consultoria e não apenas os preços da mesma. Outra dica é quando contratar a abertura da empresa, também incluir a análise da opção tributária, que são: Lucro Real, Lucro Presumido ou Simples. Caso não saiba, a opção tributária vai vigorar durante todo o ano e sua finalidade é determinar o valor exato de imposto que sua empresa deve pagar.

Leia também:  Como Calcular o Valor do Seguro-Desemprego

Uma dica essencial é ir direto ao ponto, abra a empresa referente à atividade que você realmente deseja desempenhar, nada de arranjos com empresas iniciais diferentes daquilo que você realmente deseja atuar no mercado. Lembrando que a atividade da empresa determina a opção tributária, como por exemplo, se a atividade for impeditiva pelo regime do simples a opção do Lucro Presumido deve ser a escolhida.





Em relação à consultoria contábil contratada, exija sempre o balanço mensal, através dele são validados os resultados contábeis que irão fazer uma grande diferença. Além disso, é importante nunca misturar dinheiro da empresa com dinheiro de seu bolso: um é distinto do outro. Uma ótima maneira de pagar menos imposto é fazer a distribuição de lucros, porém, você deve estar atento ao balanço mensal para não cometer rombos na estrutura financeira da empresa.

Leia também:  Investimentos em Renda Fixa - Tipos, Prazos, Rendimentos

Você ainda pode ganhar um prazo a mais para pagar os impostos federais optando pelo regime de caixa, que é apenas quando se recebe pelos serviços prestados e não pela emissão da nota fiscal. Outros detalhes como a solicitação periódica do controle das certidões e situação fiscal de sua empresa ajudam bastante.

No final de cada ano é importantíssimo realizar/solicitar uma análise comparativa em relação à tributação paga pela empresa em relação às opções permitidas, assim você saberá se deve mudar ou não de opção de tributação visando ao lucro e não aos resultados negativos no futuro imediato.

Por Bruno Henrique