Como cuidar bem do salário



  

Final de Janeiro, como de costume, já houve o reajuste no salário mínimo, mas como conseguir coordenar o salário que se recebe com as despesas? Bem, nesse fim das férias, comece economizando, fazendo uma tabela de quantidade de dinheiro que se quer economizar, como por exemplo, economizar vinte reais por semana até o final do ano ( tendo em vista o Natal ou férias, economizando isso por semana, da oitenta reais por mês, ou seja, daqui até o fim do ano você terá oitocentos e oitenta reais economizados, o que já ajuda bastante na hora de querer comprar presentes para as pessoas ou viajar, sem ficar apertado na época ).
Uma outra coisa também que ajuda bastante é controlar o que se gasta no cartão de crédito. A maioria das pessoas gasta adoidadamente com o cartão de crédito esquecendo que tudo aquilo será pago depois. Pense antes de comprar algo se você realmente precisa daquilo e, se realmente precisar, não compensa mais pagar à vista em vez de parcelado? Então faça um fundo de reserva para comprar essas coisas que você tanto quer, como geladeiras, fogões, até videogames ou computadores. Ou então, mesmo que você compre parcelado, já deixe o dinheiro para o mesmo reservado.
Uma outra coisa também que pode ser eficaz é você deixar uma porcentagem do seu salário guardado, no banco, de preferência numa poupança à parte para ser usada como se fosse conta corrente. Tem juros, apesar de poucos, mas já é algo que ajuda no fim das contas. Reserve de 20% a 30% todo mês que no final do ano, você terá dinheiro para fazer aquelas coisas costumeiras.
Investir em pequenas coisas, bolsa de valores, também acaba sendo uma boa para aqueles que gostam de arriscar, ainda mais nesse começo de ano, com a bolsa baixa, vindo de um ano ruim, e onde se tem altas muito grandes devido ao número de investidores que aparecem por aí. Então, se você está confiante do seu palpite, acho que vale a pena.
E, claro, sempre reserve uns dois reais por mês para tentar a sorte na lotérica. Vai saber, né? Sempre vale a pena tentar.

Leia também:  Como Comprar na Black Friday Sem Cair em Armadilhas




Mariana Caetano.