IBGE divulga dados sobre concentração de renda no Brasil



  

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou nesta quarta-feira – dia 12 de dezembro de 2012 – dados sobre a produção econômica do Brasil.

De acordo com o instituto um quarto desta produção está concentrada em seis municípios do país que representam apenas 0,10% do total de cidades brasileiras.

Além disso, 24,9% do PIB do ano de 2010 foi gerado pelas cidades de Curitiba, manaus, São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

As principais atividades destas cidades são em setores de serviços como comércio, bancos, administração pública e financeiras.





Outros dados relevantes deste estudo foram a concentração de 50% da produção econômica brasileira em 54 cidades e o fato de que 1.325 municípios produzem apenas 1% do PIB do país.

Apesar destes dados, o IBGE registrou uma redução na concentração de renda no país de 4,3% nos últimos 10 anos bem como o fato de que os maiores valores de PIB per capita foram identificados em pequenas cidades do Brasil com estabelecimentos industriais como Confins, Porto Real, São Francisco do Conde e Louveira em uma média de 200.000 reais por habitante.

Fonte: Agência EFE

Por Ana Camila Neves Morais