Instituto Brasileiro de Economia divulga tendências para mercado de trabalho no Brasil



  

O Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas divulgou uma recente avaliação do mercado de trabalho no Brasil e apontou para uma tendência de aquecimento das possibilidades de emprego nos próximos meses.

O responsável pelo estudo é o economista Fernando de Holanda Barbosa Filho o qual afirmou que o mercado de emprego terá um aumento dos trabalhadores com ocupação além da manutenção dos baixos níveis de desemprego vistos há alguns meses no país.

O Instituto Brasileiro de Economia apresentou nesta pesquisa dois indicadores que foram utilizados para acompanhar as tendências e evolução do mercado profissional em todo o Brasil.

O primeiro é o IAEmp (Indicador Antecedente de Emprego) que busca antecipar as possíveis tendências no mercado de trabalho com informações mais ágeis sobre o que pode acontecer neste segmento.

Leia também:  PIB do Brasil só deve voltar ao Normal em 2019




Já o ICD (Indicador Coincidente de Desemprego) tem como principal função fazer um monitoramento do comportamento da taxa de desemprego nacional e apontou uma diminuição no mês de outubro de 2,5% nesta taxa específica.

Ainda segundo informações do economista Fernando a boa expectativa com relação ao mercado de trabalho no Brasil ocorre, principalmente, por mudanças na estrutura da mão de obra do país com maior quantidade de trabalhadores no setor de serviços e um fortalecimento do câmbio brasileiro.

Fonte: Agência Brasil

Por Ana Camila Neves Morais



Um comentário em “Instituto Brasileiro de Economia divulga tendências para mercado de trabalho no Brasil