Aumento da Escolarização e Renda dos Brasileiros pode trazer Novas Oportunidades para o país



  

Júlio Ramundo, diretor do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), disse que o aumento da escolarização no Brasil, associado a maiores rendas para grandes camadas da população, poderá em 2020 abrir oportunidades novas no país para indústria de bens de consumo. Segundo ele, esses novos consumidores estão mais “sofisticados”, o que incentiva a inovação e diferenciação nesse setor da indústria.

Ramundo expôs suas projeções durante o seminário “Perspectivas para a Indústria e a Infraestrutura”, promovido pelo BNDES nessa segunda-feira, dia 29 de outubro, no Rio de Janeiro.

Segundo ele, espera-se que o mercado consumidor brasileiro de bens de consumo se amplie, em especial em produtos mais sofisticados para atender as necessidades dos novos consumidores, que estão chegando ao mercado com as políticas de distribuição de renda do governo e com o aumento médio da escolaridade da população nos últimos anos.

Leia também:  Saque do PIS-Pasep para Idosos




O diretor do BNDES avalia ainda que o contexto econômico atual teria ultrapassado a divisão entre industrialização e exportação de commodities (produtos básicos como ferro, café, entre outros). Para ele, a produção de bens primários inclui a utilização de cada vez mais tecnologia e traz oportunidades para inovações importantes no setor.

Fonte: Estado de Minas

Por Matheus Camargo