Aneel pode Aumentar a Fiscalização nas Concessionárias de Energia Elétrica do País



A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) pretende aumentar a fiscalização nas empresas concessionárias de energia elétrica no país. Segundo a Aneel, a fiscalização deve ser realizada para evitar que problemas no abastecimento de energia prejudiquem a população.

O novo modelo de fiscalização que a Aneel pretende colocar em funcionamento deve envolver novos indicadores, como por exemplo, a taxa de desempenho. O modelo será exposto em audiência pública no primeiro semestre de 2013.



De acordo com o superintendente da Aneel, o anúncio do novo modelo de fiscalização é apenas um aprimoramento do trabalho que já é feito pela Agência.

Ainda segundo a Aneel, o objetivo da nova proposta é levantar dados sobre a qualidade do serviço oferecido pelas concessionárias e monitorar, inclusive, o desempenho econômico e empresarial das companhias de distribuição e geração de energia. As declarações foram feitas após um evento da Associação Comercial do Rio de Janeiro.

Leia também:  Salário Mínimo Ideal - Valor em Janeiro 2018

Essa medida vem a somar-se aos esforços do Governo Federal em intervir no setor. Desde setembro a presidente Dilma Rousseff declarou que pretende baratear a energia elétrica no país. Nesse mesmo mês ela emitiu uma medida provisória com novas regulamentações para o setor.



Fonte: O Diário

Por Matheus Camargo