Índice de Desemprego no Brasil – Queda em Maio de 2012



Segundo informações publicadas no site do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o índice de desemprego atingiu 5,8% em maio, recuando 0,2% em comparação ao mês de abril do ano corrente. Desde que o Instituto começou a fazer a Pesquisa Mensal de Emprego, nunca a taxa havia ficado tão baixa.

Ainda de acordo com os dados apresentados pela pesquisa, a taxa de trabalhadores com carteira assinada no setor privado, no comparativo anual, apresentou uma elevação de 3,9%, fato este que segundo o IBGE representa a criação de 427 mil novos postos de trabalho.



Outro dado importante revelado pela pesquisa aponta que o rendimento médio, na comparação anual, aumentou em três das seis regiões pesquisadas. Entre as regiões que registraram aumento estão: Recife, São Paulo e Belo Horizonte. Por outro lado, Salvador e Porto Alegre apresentaram queda no valor da renda média. Entretanto, cabe salientar que a renda média mensal manteve-se acima se comparada ao mês de maio de 2011, não apresentado queda em nenhuma das regiões pesquisadas.

Leia também:  Consultar Nome no Serasa Experian pelo Computador

Para conferir mais informações sobre a Pesquisa Mensal de Emprego, acesse o site www.ibge.gov.br.

Por Thiago José Fernandes