Média Salarial no Brasil – Queda em Abril de 2012



  

Em abril, o salário médio do trabalhador brasileiro ficou 1,2% menor do que o registrado no mês de março. Em números absolutos, a média de remuneração foi de R$ 1.719,50. Por outro lado, o resultado apresentou crescimento de 6,2% quando comparado a abril de 2011. A informação é do IBGE, em levantamento feito em sete regiões metropolitanas e divulgado na quinta-feira (dia 24 de maio).

Avaliando-se por regiões e em comparação a março, em dois locais foi registrado aumento na média salarial: Belo Horizonte teve alta de 0,5% e Porto Alegre teve crescimento de 1%. Já em Recife (-1,6%), São Paulo (-1,7%), Salvador (-1,4%) e Rio de Janeiro (-1,6%), o IBGE registrou queda no valor da média de remuneração. Em relação a abril de 2011, todas as regiões tiveram aumento do valor médio do salário.

Leia também:  Nova Lei Trabalhista - Mudanças

De todos os setores analisados, o de serviços domésticos foi o que teve o maior aumento da renda, com alta de 10,9%.





Quanto às modalidades de posição de ocupação, os que trabalham por conta própria tiveram a maior diferença salarial, chegando a uma alta de 12,9%. Os empregados em carteira no setor privado ficaram na segunda posição, com alta de 3,8%.

Fonte: IBGE

Por Matheus Camargo