Perspectiva de Inadimplência das Empresas – Previsão para o 1º semestre de 2012



Segundo o Indicador Serasa Experian sobre a Perspectiva da Inadimplência das Empresas, o número de empresas devedoras irá continuar elevado no primeiro semestre desse ano.

O índice atingiu o patamar de 103,3, o que representa um crescimento de 0,2% quando comparado ao mês de fevereiro desse ano. Vale lembrar que esse índice é usado pelos consultores para apontar e antecipar todos os movimentos da inadimplência com pelo menos seis meses de antecedência, o fato de ele ter ficado acima do nível 100 representa que o número de empresas com problemas de pagamentos continuará elevado nos próximos meses. 



Vários são os fatores apontados como principais responsáveis por esse quadro, entre eles estão o custo financeiro elevado dessas instituições, a inadimplência de consumidores, fraco crescimento econômico, e a atual conjuntura internacional que é considerada fraca por alguns especialistas. 

Leia também:  Consultar Nome no Serasa Experian pelo Computador

A pesquisa também analisou o perfil dos consumidores, segundo o Indicador Serasa Experian de Perspectiva da Inadimplência do Consumidor, o número de devedores desse grupo atingiu o nível de 98,5, ou seja, abaixo dos 100 recomendados. Para os consultores da Serasa Experian, nesse caso existe uma tendência de declínio na trajetória que foi fortemente influenciada pelo recuo da inflação e também pelo aumento do salário mínimo no país.

Por Joyce Silva