IPC-3i apresentou queda no 1º trimestre de 2012

De acordo com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), o valor dos alimentos caiu para as famílias compostas majoritariamente por indivíduos da terceira idade. Com isso, a inflação sentida por essa parcela da população também ficou menor. Isso é o que constatou o Índice de Preços ao Consumidor da Terceira Idade (IPC-3i), divulgado na sexta-feira (13/04).

O indicador apresentou uma variação de 1,3% nos três primeiros meses do ano; já no acumulado dos últimos 12 meses, a alta verificada é de 5,31%. O resultado, no entanto, não foi superior ao Índice de Preços ao Consumidor – Brasil (IPC-BR), que apresentou crescimento de 5,5% em igual período.

Já comparando o primeiro trimestre do ano com o quarto trimestre do ano passado, foi registrada redução de 0,35 ponto percentual. O setor da Alimentação foi o que teve queda maior, com índice passando de 2,38% para 0,65%. Dentro deste grupo, as carnes foram o item que tiveram mais perda de valor, registrando queda de 9,69% para -5,8%.

Outros segmentos que também colaboraram para a redução no indicador foram Vestuário, Transportes e Saúde e Cuidados Pessoais. Já a Habitação; Educação, Leitura e Recreação; e Despesas Diversas tiveram alta em suas taxas.

Por Matheus Camargo

Fonte: FGV

Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

The field is required.

Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.

Política de Cookies