Setor industrial apresentou alta no faturamento em fevereiro de 2012




Após duas quedas consecutivas, a indústria voltou a ter alta no seu faturamento. Em fevereiro, o crescimento foi de 1,5% ante janeiro, segundo informações com o ajuste sazonal.

Já o total de horas trabalhadas também sofreu aumento, sendo de 2,2%, quando descontados os ajustes sazonais. Os dados foram divulgados pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) na terça-feira (10/04).


Quanto à capacidade instalada, a indústria terminou o mês de fevereiro com 82,1% de utilização, registrando queda de 0,3 ponto percentual se comparado a janeiro, com os descontos sazonais. Já o nível de emprego manteve-se estável.

A pesquisa também apontou que o segmento de automotores foi o que mais sofreu retração, registrando 24,2% de queda no faturamento se comparado a fevereiro do ano passado. Além disso, de 19 itens avaliados, 10 deles tiveram redução no faturamento na comparação interanual.

De acordo com o levantamento, o resultado não apresenta melhora no setor industrial. “Esses indicadores estão variando entre queda e crescimento há alguns meses e ainda não entraram em uma trajetória de expansão contínua”, explicou o estudo. Assim, a expectativa é que o setor passe a ter uma leve melhora nos próximos meses.


Por Matheus Camargo

Fonte: CNI