CNI – Previsão de crescimento da economia brasileira em 2012




A projeção da Confederação Nacional da Indústria (CNI) não é de um ano tão positivo para o setor econômico. De acordo com os dados divulgados na quinta-feira (12/04), a projeção de crescimento é de somente 3%, o que significa que o Brasil ainda tem dificuldades para sair da estagnação registrada no ano passado.

Além disso, a estimativa publicada está abaixo do índice esperado pelo Ministério da Fazenda, que espera crescimento de 4,5% do Produto Interno Bruto (PIB). Vale lembrar que a presidente Dilma Rousseff já disse que quer alta de 5%.


Outras perspectivas de crescimento também foram mais positivas que a da CNI. O Banco Central aposta em 3,5% de alta, enquanto o mercado financeiro projeta 2,3% de crescimento.

Leia também:  Valor do Salário Mínimo 2019 - Previsão do Governo

A CNI também indicou que os índices de inflação devem sofrer redução este ano. A perspectiva é que o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) fique em 5%. A meta do Governo Federal é manter a inflação em 4,5%, sendo que o limite é de dois pontos percentuais para cima ou para baixo. A CNI também informou que, com a retração da inflação, os juros também devem cair, devendo chegar a 9%.

Por Matheus Camargo


Fonte: CNI