PIB – Projeção de crescimento em 2012



  

A pesquisa Monitor da Percepção Internacional do Brasil, divulgada na terça-feira (27/03) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) revelou que a projeção de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro para os próximos 12 meses é de 1,6% a 3,5%, o menor nível já atingido pelo indicador.

A inflação também deverá ficar acima da meta de 5,5% no mesmo período. Mesmo assim, os estrangeiros acreditam que o país terá como controlar a inflação, sendo que o indicador registrou 23 pontos, voltando a ter alta depois de passar boa parte do ano passado negativo.

Já o Produto Interno Bruto não teve tão boa avaliação, tendo ficado com 14 pontos, o menor nível já registrado. Desde 2010, quando o levantamento começou a ser realizado, o indicador caiu de 59 pontos para 14 pontos.





O índice que avalia os níveis de acesso da população aos bens de consumo sofreu alta de 35 pontos, chegando a 27 em março deste ano. Em agosto do ano passado, o indicador ficou em 8 pontos negativos.

A análise do Ipea é de que a economia voltará a crescer, principalmente pelo impulso das projeções de aumento das condições de crédito.

Por Matheus Camargo

Fonte: Pesquisa Ipea