Presidente do Banco Central prevê Inflação Menor em 2012



  

O presidente do Banco Central (BC), Alexandre Tombini, esteve reunido na sexta-feira (dia 23 de março) com representantes do Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV) e falou sobre a expectativa de inflação para este ano.

De acordo com o presidente da instituição financeira, a expectativa é que a inflação feche num nível menor do que o registrado nos últimos anos.

Tombini também falou sobre a atividade econômica, que deverá acelerar devido à demanda interna, juros baixos, redução dos estoques das indústrias e da flexibilização das condições monetárias. Além disso, o número de postos de trabalho deverá crescer. Nos últimos 12 meses, foram criados mais de 1,4 milhão de postos.

Leia também:  FGTS Inativo - Caixa pode Depositar Crédito Automaticamente nas Contas

Agora, a meta do Banco Central é segurar a inflação no patamar dos 4,5%. Também ajudam a conseguir o feito as políticas monetárias adotadas por outros países, como os Estados Unidos, que retomou o crescimento de sua economia.





Como medida de reivindicação, os representantes do IDV pediram para que a taxa de juros seja reduzida, para que a diminuição dos valores chegue ao consumidor final.

O presidente do IDV, Fernando de Castro, ainda ressaltou que a rede de varejo pode auxiliar na redução dos juros, já que as empresas do ramo são as financiadoras dos próprios clientes.

Fonte: IDV

Por Matheus Camargo