Índice de Confiança do Consumidor (ICC) – Março de 2012



  

A confiança do consumidor registrou alta no mês de março, quando comparado a fevereiro deste ano, segundo a pesquisa do Índice de Confiança do Consumidor (ICC), realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Os dados divulgados na segunda-feira (dia 26 de março) demonstraram que o crescimento no indicador foi de 2,8%, sendo que o ICC passou de 119,4 pontos para 122,7 pontos. Este foi o nível mais alto desde julho do ano passado, quando foram registrados 124,4 pontos.

O ICC avalia cinco itens que compõem a Sondagem de Expectativas do Consumidor. Avaliando-se os quesitos, foram registradas melhoras nas avaliações sobre o momento atual e também quanto ao esperado para os próximos meses.

Leia também:  Salário Mínimo 2018 - Novo Valor depende da aprovação de Temer

O Índice da Situação Atual (ISA) teve alta de 1,6%, indo de 140,5 para 142,7 pontos. Já o Índice de Expectativas apresentou resultados melhores, com alta de 3,6%, passando de 108,3 para 112,2 pontos.





Ainda segundo a pesquisa, 29,8% dos consumidores acreditam que a situação econômica do país é positiva. Já 17,6% têm avaliação ruim sobre o momento atual.

O item que mais influenciou a alta do ICC foi a intenção de compras de bens duráveis.

Fonte: Fundação Getúlio Vargas

Por Matheus Camargo