Vendas no varejo – Alta em janeiro de 2012



  

O IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – divulgou a sua pesquisa mensal sobre o comércio e constatou alta de 2,6% nas vendas no varejo, sendo que a receita nominal cresceu 3,6%. Este resultado é referente ao primeiro mês do ano em comparação a dezembro de 2011.

De acordo com o IBGE o resultado apresentado para esse período é o melhor desde 2010, pois em fevereiro desse ano as vendas aumentaram 3%. Quando levado em consideração o acumulado em 12 meses o aumento foi de 7,3%.





Ao todo foram pesquisadas pelo Instituto dez atividades do comércio, em que sete apresentaram resultados positivos quando comparados ao último mês do ano passado. Os setores que mais se destacaram foram os de produtos alimentícios, fumo, hipermercados, supermercados, calçados, tecidos e vestuário. Quando comparados com janeiro de 2011, nove dos dez setores pesquisados apresentaram bons resultados. Apenas um segmento registrou queda, foi o de combustíveis e lubrificantes que fecharam o período com baixa de 0,7%.

A pesquisa também analisou o volume de vendas nas 27 unidades da federação, de acordo com o estudo foi constatado um aumento em 25 regiões, somente o Rio Grande do Norte e o Amazonas apresentaram números negativos e fecharam o período com baixa de 1,2% e 0,2%, respectivamente.

Por Joyce Silva