Taxa de Desemprego no Brasil – Fevereiro de 2012



O mês de fevereiro registrou taxa de desemprego de 5,7%, o que representa 1,4 milhão de desempregados, o menor percentual para o mês desde 2002, as informações fazem parte da PME (Pesquisa Mensal de Emprego) realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Vale ressaltar que comparado com janeiro a taxa apresentou uma leve alta (naquele mês o resultado foi de 5,5%), mas quando comparado com o mesmo período de 2011 houve uma queda, em fevereiro do ano passado a taxa foi de 6,4%, ou seja, esse ano 130 mil trabalhadores deixaram de buscar uma vaga no mercado de trabalho.



Já o número de empregados atingiu o patamar de 22,6 milhões em fevereiro, mantendo-se estável quando comparado ao mês anterior. Com relação ao mesmo período de 2011, houve um aumento de 1,9%, o que representa que o número de pessoas que conseguiram um emprego foi de 428 mil em um ano.

Vale lembrar que esses números levam em consideração apenas os trabalhadores devidamente registrados. Os trabalhadores autônomos não entram na contagem. Sendo que o número de trabalhadores sem vínculos empregatícios cresce a cada dia, justamente devido à falta de postos de trabalho no setor privado.



Por Joyce Silva

Leia também:  Estabilidade do Brasil pode ajudar na Diminuição das Desigualdades Sociais e na Distribuição de Empregos

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *