Isenção do IOF para exportadores



  

O Governo Federal anunciou a decisão de não cobrar IOF sobre as operações realizadas por exportadores. A medida visa ajudar o setor de exportações que enfrenta dificuldades, essa foi a forma encontrada pelas autoridades de desonerar as transações comerciais.

O decreto já foi publicado no Diário Oficial da União e a medida já está em vigor. Essa é mais uma resolução tomada pela atual gestão no mês de março para tentar recuperar o segmento, outra ação que havia sido tomada anteriormente foi a valorização do dólar frente ao real (a moeda americana atingiu o patamar de R$ 1,80). Vale ressaltar que a desvalorização do dólar causa grandes prejuízos às exportações do país.





Essa não é a primeira vez que o Governo brasileiro apela para a isenção do IOF, em julho de 2011 as operações que envolviam produtos derivados ficaram isentas da taxa, mas a medida só passou a valer em setembro daquele ano depois de uma série de mudanças e adaptações.

De acordo com Dyogo Oliveira, secretário executivo adjunto do Ministério da Fazenda, essa atual ação não representa uma forma do governo corrigir possíveis equívocos passados, segundo ele, essa foi a solução encontrada para valorizar e incentivar o segmento. Oliveira explicou em nota que o Governo faz apenas modificações quando a equipe financeira julga conveniente.

Por Joyce Silva