Empresas – Demanda por crédito diminuiu em fevereiro de 2012



  

O número de empresas brasileiras em busca de crédito diminuiu 5,0% em fevereiro, o resultado foi divulgado pela consultoria Serasa Experian.

Segundo o Indicador sobre a Demanda de Crédito das Empresas, a baixa é ainda maior quando comparada ao mesmo período do ano passado, nesse caso o declínio é de 6,5%.

De acordo com os economistas da consultoria, esse resultado é natural para o mês de fevereiro, pois o mês possui menos dias úteis quando comparado aos demais meses do ano. O mês de fevereiro além de ter menos dias, teve a comemoração do carnaval, um dos feriados mais longos do Brasil.





Apesar do resultado satisfatório, a queda foi considerada baixa quando comparada há anos anteriores, de 2007 a 2010, por exemplo, a média foi de – 9,2%, levando em consideração as mesmas condições apresentadas em 2012. 

Leia também:  Consulta do Saldo do FGTS por meio de Aplicativo

Outro ponto ressaltado pela pesquisa foi que em 2011 o período carnavalesco foi comemorado em março, e não em fevereiro como nos anos anteriores, por esse motivo houve distorções na comparação entre os dois anos. 

Todos os setores da econômica apresentaram queda na demanda por crédito, sendo que o setor de serviços foi o que mais teve destaque, a queda chegou a 7,2% quando comparados os meses de janeiro e fevereiro. O segundo lugar foi ocupado pelas empresas industriais com -3,7%, seguido por empresas comerciais que apresentaram queda de 3,5%.

Por Joyce Silva