Novo valor da taxa Selic



  

A taxa Selic (taxa de juros básicos), que é o quanto o governo paga para executar sua política monetária, deve se estabilizar um pouco acima dos níveis mínimos anteriores, afirmou o COPOM (Comitê de Política Monetária), na manhã da última quinta-feira, 15 de março de 2012.

Os “níveis mínimos” citados anteriormente fazem referência ao menor percentual da taxa Selic, que ocorreu entre julho de 2009 e abril de 2010, com apenas 8,75% ao ano.

A taxa básica de juros nacional foi reduzida na semana passada em 0,75% pelo COPOM, estabilizando em 9,75%, patamar de apenas um dígito em quase dois anos.





Foi com a ata do COPOM, em janeiro, explicitando “elevada probabilidade à concretização de um cenário que contempla a taxa Selic se deslocando para patamares de um dígito”, que o Banco Central declarou o desejo de abaixar a taxa para menos de 10%.

Leia também:  Dinheiro das Contas Inativas do FGTS - Transferência para outros bancos

No ano passado o PIB (Produto Interno Bruto) subiu apenas 2,7%, devido ao mau desempenho industrial. Para este ano o plano de governo da presidente Dilma Rousseff é de elevar o PIB em 4%. Para isso, a equipe da presidente tem deixado claro que irá acelerar o crescimento das atividades lucrativas.

Por Thiago Polido