Aumento na Tarifa de Energia Elétrica no Rio de Janeiro



  

Os consumidores do Rio de Janeiro atendidos pela empresa Ampla terão aumento em suas contas de luz. A medida já foi aprovada pela Aneel e deve entrar em vigor nos próximos dias. A média do aumento foi de 6,68%, sendo 6,28% para os domicílios e 7,7% para as indústrias.

O novo preço recebeu o aval da Agência Nacional de Energia Elétrica essa semana, ao todo 66 cidades do estado do Rio de Janeiro serão atingidas pela resolução.





De acordo com a Aneel, o reajuste foi baseado no cálculo que considera os custos que a empresa apresentou no período que não teve aumento, foi levada em consideração a variação desses gastos. Outros fatores usados para calcular o aumento foi o IGP-M (Índice Geral de Preços do Mercado) e o Fator X (valor que tem como base a produtividade das empresas concessionárias e determina a redução que deverá ser aplicada no cálculo do novo preço).

Leia também:  Valor do Salário Mínimo Ideal em Junho de 2017 deveria ser de R$ 3.727

Vale lembrar que esse não foi o primeiro reajuste sofrido no estado do Rio de Janeiro, outros serviços já receberam aumento, sendo que alguns desagradaram a população, que exige qualidade superior a oferecida atualmente.

Por Joyce Silva