IPCA-15 apresentou alta em fevereiro de 2012



  

Os custos com a mensalidade escolar das famílias brasileiras fizeram com que a inflação subisse 0,53% no mês de fevereiro. As informações foram divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), através dos dados do IPCA-15, Índice que mede os preços passados aos consumidores.

Mesmo com esse aumento, a alta apresentada no mês de fevereiro foi menor que a registrada em janeiro quando o valor chegou a 0,65%. Em 2012 a alta acumulada da inflação foi de 1,18%, sendo que quando contabilizado os últimos doze meses o acúmulo é de 5,98%.

O período base usado pelo IBGE foi de 15 de janeiro a 15 de fevereiro, durante esse tempo foram registradas todas as variações de preços, o IPCA-15 é considerado uma prévia do IPCA oficial, que mede a inflação de todo o mês.





A melhor variação registrada pelo Instituto foi com relação aos preços dos alimentos. Eles fizeram com que esse índice reduzisse ainda mais. Os alimentos citados na pesquisa abrangem não só o grupo de alimentação como também as bebidas.

Já as despesas com material escolar foram as que mais contribuíram para o aumento da inflação, o grupo foi o responsável por 5,66%, na pesquisa anterior o percentual apresentado nessa categoria foi de 0,39%.

Por Joyce Silva