Setor de panificação apresentou crescimento em 2011



  

O setor de panificação apresentou um crescimento de 12% em 2011, porém continua com o objetivo de aumentar o consumo de pão no país. O segmento teve um faturamento de R$ 62,99 bilhões no ano passado, vale lembrar que em 2010 o valor ficou em R$ 56,30 bilhões.

Mas mesmo apresentando essa alta expressiva, empresários afirmam que ainda é preciso alcançar um consumo de 60 quilos anuais no Brasil, essa é a quantidade recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). As informações foram divulgadas pela Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (Abip).

O consumo de pães em 2011 manteve a média de 30 quilos por habitante, quantidade menor que a de países vizinhos como Argentina que teve consumo médio de 82,5 quilos, e Uruguai com consumo de 55 quilos.

Leia também:  Pagamento PIS 2018 - Nascidos em Agosto




Outro ponto observado é com relação aos hábitos apresentados em cada região, no Sul, por exemplo, o consumo atinge os 50 quilos, já na Região Norte o consumo é de apenas 15 quilos.

Outra preocupação dos donos de padarias é com relação à mão de obra qualificada, principalmente devido à modernização pela qual o setor vem passando nos últimos tempos.

Por Joyce Silva