IGP-M – Primeira prévia de fevereiro de 2012



  

O Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M) teve uma variação de -0,1% na primeira prévia de fevereiro divulgada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), vale lembrar que o IGP-M serve de base para os reajustes de aluguel no Brasil.

Segundo a FGV mesmo com a queda, a taxa apresentou alta de 3,39% acumulados nos últimos 12 meses. O IGP-M é composto por três indicadores básicos, dois deles são o Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que teve uma variação de 0,16%, o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA) responsável por medir a inflação de produtos comercializados no atacado, que apresentou queda de 0,36%.





A redução dos preços de alguns alimentos foi apresentada como o principal responsável pelo resultado, os itens que apresentaram maior queda foram as carnes bovinas que passou de 1,24% para -2,78%, hortaliças e legumes que passou de 6,30% para 0,06%, panificadoras e biscoitos que variou de 0,35% para -0,23%.

Com relação ao grupo de comunicação que integra a estrutura do IPC a variação registrada foi de 0,15%, sendo a tarifa telefônica residencial a que mais influenciou no resultado, a taxa passou de 0,27% para 0,47%.

Por Joyce Silva