Queda no Índice de Cheques sem Fundos no Brasil – Janeiro de 2012



  

A empresa de consultoria Serasa Experian divulgou um balanço dos números de cheques sem fundos no Brasil no mês de janeiro, de acordo com o levantamento o índice passou de 1,99% (em dezembro de 2011) para 1,93%.

Segundo os especialistas da Serasa Experian, a queda na emissão de cheques sem fundos foi o resultado de um conjunto de fatores, como a redução dos juros e da inflação, além do uso do décimo terceiro salário para a quitação das dívidas.

Segundo alguns economistas, outro ponto que pode ter influenciado é que em janeiro há menos consumo devido às compras parceladas feitas durante as festas de final de ano e dos pagamentos de impostos como o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) e o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores).

Leia também:  Consulta do Saldo do FGTS por meio de Aplicativo




Entre os estados, Roraima foi o que apresentou maior percentual de cheques sem fundos, com 16,61%. Já o estado de São Paulo foi o que teve menor volume, com 1,45%.

Com relação às regiões, a Norte foi a que teve mais cheques devolvidos, com 4,11%. Já a região Sudeste foi a que menos teve problemas, com 1,57%.

Por Joyce Silva