De acordo com os dados divulgados pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) da pesquisa do Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) o mês de janeiro teve redução de 0,12 ponto percentual na inflação se comparado ao resultado da semana anterior.
O motivo da redução geral desse índice se deve ao fato que a alimentação e o vestuário tiveram queda na velocidade inflacionária. Nos alimentos, as hortaliças e verduras tiveram redução nos preços, no vestuário a queda no índice se deu devido às grandes liquidações que acontecem no mês de janeiro nas lojas.
No setor de educação e recreação o índice inflacionário teve aumento, passou de 3,39% para 4,9%. Nos setores de habitação, saúde e cuidados pessoais os aumentos foram menos significativos a não ser pelos medicamentos que ficaram 0,17% mais caros comparados à taxa anterior, que era de 0,01%.
Na parte de transportes o índice passou de 0,77% para 0,86% em decorrência dos ajustes nas tarifas de ônibus.
Apesar do aumento em alguns setores, a média geral da inflação teve redução. No mês de janeiro o índice na primeira pesquisa foi de 0,93%, já na segunda passou para 0,97% e agora voltou a ser 0,93%.
Por Jéssica Posenato
Fonte: Agência Brasil
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?