Embora o mundo viva um momento de incerteza, com crises econômicas na Europa e nos Estados Unidos, os brasileiros estão com boas esperanças quanto ao cenário socioeconômico.
De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o índice de otimismo das famílias brasileiras quanto à economia do país fechou em 67,2 pontos, em dezembro de 2011. Um ano antes, no mesmo mês, o índice era de 63,7 pontos.
Para gerar o Índice de Expectativas das Famílias (IEF) foram entrevistados moradores de 3.810 domicílios em 200 cidades do país.
Os indicadores mostram, ainda, que a maior parte das pessoas que opinaram também acreditam que a situação atual melhorou em relação ao ano passado. Cerca de 78,2% dos pesquisados disseram viver hoje em situação melhor.
O Ipea acredita que a avaliação se deve ao reconhecimento, por parte dos consultados, da melhoria nas condições do mercado de trabalho, que tem ampliado as oportunidades. Além disso, o aumento da renda dos brasileiros também contribuiu para o otimismo apresentado pelas famílias.
Outro fator relevante na pesquisa é que o número de pessoas endividadas também foi positivo. Mais de 56% dos entrevistados disseram não estar com dívidas pendentes.
Por Paulo Talarico
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?