Número de famílias endividadas apresentou queda em janeiro de 2012



  

De acordo com a CNC (Confederação Nacional do Comércio), o percentual de famílias com conta em atraso caiu em janeiro de 2012.

A Pesquisa Nacional do Endividamento e Inadimplência do Consumidor foi realizada este mês no Brasil e ela aponta que 19,9% das famílias estão com as contas em atraso. O número teve uma queda de 1,3% sobre o mês anterior e 2,2% ante janeiro de 2011.

O percentual de endividados também sofreu um recuo de 59,4% para 58,8%. Outro percentual que teve um recuo de 1% em relação ao do ano passado foi o de famílias que disseram não ter condições de pagar suas dividas que caiu de 7,9% para 6,9%.





Apontado por 73% como o principal fator para o endividamento, o cartão de crédito lidera o ranking, seguido pelo carnê, 22%, e pelo crédito pessoal, que ocupa o terceiro lugar com 12,1%.

A CNC estima um possível aumento no nível de endividamento e inadimplência, para os próximos meses, devido aos extras típicos gastos de início do ano, como as tarifas a serem pagas (IPTU, IPVA, Imposto de Renda), compras de roupa e material escolar.

Por Thiago Polido