Brasil tem o Pior Retorno no Uso de Impostos



  

Segundo um estudo feito pelo Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), dos trinta países pesquisados, o Brasil é o que pior aproveita os recursos arrecadados, ficando na última posição do ranking.

Países da América do Sul, como o Uruguai e a Argentina, também foram analisados e tiveram um resultado melhor que o brasileiro.

De acordo com o presidente do IBPT, João Eloi Olenike, é possível que o Brasil cobre menos impostos e passe a investir melhor os recursos.

Para Olenike, embora o Brasil seja uma potência quando se fala em Produto Interno Bruto e crescimento econômico, isso não é transformado em qualidade de vida para os brasileiros.





A pesquisa mostrou que o Brasil arrecadou R$ 1,5 trilhão em impostos no ano passado e que esse dinheiro não retornou como investimento para as necessidades básicas da população.

Leia também:  Prazo para Saque do Abono Salarial (PIS/PASEP) 2014

Foi analisado também que a classe média paga indiretamente duas vezes pelo mesmo serviço. Um exemplo disso são os impostos que deveriam ser transformados em qualidade na saúde pública, como essa transformação não acontece, os contribuintes são obrigados a recorrer aos planos de saúde privados. Tal situação é vergonhosa, visto a quantia de dinheiro arrecadado.

Fonte: Agência Brasil.

Por Jéssica Posenato