Das sete capitais brasileiras pesquisadas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), três apresentaram queda nos índices de inflação. Os índices são pesquisados semanalmente, a pesquisa é chamada de Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S).
Salvador foi a cidade que teve a maior variação do índice de inflação, caiu de 1,15% para 0,94%. Em São Paulo e no Rio de Janeiro o decréscimo foi um pouco mais modesto, chegando a apenas 0,10 ponto percentual de diferença.
Embora essa variação da inflação pareça ser pouco significativa, isso ainda é melhor que em algumas cidades brasileiras, que o índice subiu e o custo de vida tem ficado a cada dia mais alto. Um exemplo disso é Brasília, que teve o maior aumento, lá a inflação passou de 0,32% para 0,59%. Mas Brasília ainda não é a cidade com a maior inflação do país, em Belo Horizonte a taxa passou de 1,06% para 1,19%.
O aumento da inflação se deve principalmente aos reajustes das taxas de ônibus e a alimentação mais cara.
A pesquisa mostrou que em dezembro de 2011 a média da inflação no Brasil estava em 0,56%, já em janeiro de 2012 está em 0,65%.
Fonte: Fundação Getúlio Vargas
Por Jéssica Posenato
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?