O IPS (Índice de Preços dos Supermercados) que é calculado pela APAS/FIPE, apresentou elevação de 1,34% em dezembro. O aumento já era previsto, tendo em conta que a demanda nos supermercados aumenta em razão das comemorações de final de ano.
As categorias que mais influenciaram a elevação dos preços foram as bebidas alcoólicas (11,81%), depois as bebidas não-alcoólicas (9,45%) e em terceiro, os produtos industrializados (6,39%).
Em dezembro, as carnes, cereais e leite tiveram elevação de 2,43% devido ao aumento no preço destes semielaborados.
Já, os preços dos produtos hortifrutigranjeiros apresentaram aumento de 1,06%. Vale destacar principalmente a elevação nos preços de verduras (2,42%), tubérculos (1,58%) e frutas (1,07%).
Os produtos de limpeza subiram 1,15%, impactados pelo aumento no valor do sabão em barra (2,15%), do sabão em pó (0,91%) e detergente (1,33%).
Segundo a APAS, em relação a 2010, os preços apresentaram desaceleração, mas a inflação registrou alta de 5,02%. Para este ano, a previsão é manter o mesmo ritmo, principalmente em relação às bebidas. Itens de alimentos poderão apresentar desaceleração, mas em escala menor.
O Índice de Preços dos Supermercados tem como principal meta acompanhar as variações dos preços praticados no setor ao longo dos anos.
Por Natali Alencar
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?