Inflação deverá cair em 2012



  

O governo espera que a inflação caia neste ano de 2012. Segundo Nelson Barbosa, que está substituindo o ministro da Fazenda, Guido Mantega, durante suas férias, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) deverá ficar abaixo de 5% este ano.

O resultado do IPCA 2011 foi de 6,50%, maior índice em sete anos, segundo os números do IBGE (Instituto Nacional de Geografia e Estatística). O número ficou no teto da meta oficial estabelecida, de 4,5%, com variação de até 2 pontos (6,5%). O INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), que mede os preços para famílias de até seis salários mínimos, fechou o ano com uma taxa de 6,08%, abaixo da taxa registrada no ano anterior, de 6,47%.

Leia também:  Por que usar produtos enzimáticos para lavar roupas?

"Ficou dentro das projeções. A gente colocava a inflação atingindo 6,5%. A gente espera que continue essa trajetória de queda em direção ao centro da meta", afirmou Nelson Barbosa. Apesar de o governo afirmar que o número ficou dentro do esperado, algumas críticas e alertas em relação aos efeitos nocivos da inflação na economia começaram a ser feitos.





Segundo o ministro interino, os preços regulados, tais como transporte, energia elétrica, telefone e água, deverão apresentar pouco aumento neste ano, o que ajudará na queda da inflação.

Por Lucas Ferreira

Fonte: G1