Aneel – Energia elétrica pode ter sistema pré-pago

O sistema de telefonia móvel brasileiro dispõe ao consumidor uma infinidade de planos e opções. A modalidade pré-paga é a mais utilizada pelos usuários em função da possibilidade de controle de gastos, embora o valor despendido, por minuto, seja mais elevado em comparação aos aparelhos pós-pagos.

O molde pré-pago, especialmente, deve fazer parte também da energia elétrica. No segundo semestre deste ano, a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) pretende regulamentar sistema semelhante ao vislumbrado na telefonia para o consumidor gerir, da melhor maneira possível, seus gastos em contas de eletricidade.

A ANEEL assinala que a proposta de regulamento está em fase de preparação. Posteriormente, a sociedade brasileira poderá participar da criação do sistema por meio de opiniões via consulta pública.

Durante o período de estudo para a fixação do pré-pagamento, a agência responsável pelo setor deve apreciar os benefícios tarifários do intento. Além disso, o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (INMETRO) observará a regulamentação para medidores apropriados.

A modalidade pré-paga à energia elétrica é comum em países europeus e até da América do Sul. Quando o crédito está próximo do fim, avisos luminosos e sonoros são emitidos.

Por Luiz Felipe T. Erdei

Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

The field is required.

Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.

Política de Cookies