Serasa – Queda nos Pedidos de Falência em abril de 2011



  

A gestão de uma empresa não é nada fácil, independente do ramo de atuação. Prova disso são os números de pedidos de falência computados em abril pela Serasa Experian. De acordo com o Indicador de Falências e Recuperações, no período foram requisitadas 133 solicitações, 94 provenientes das micro e pequenas empresas, 24 pelas médias e 15 pelas grandes.

Embora esses dados possam assustar por causa das proporções, a Serasa adianta que esse foi o menor número computado para um mês desde 2005, ano em que passou a valer a Nova Lei de Falências. De quebra, as falências decretadas também atingiram o menor volume em seis anos para o período com 50 decretos, 46 a partir das micro e pequenas empresas, três das médias e apenas um pelas grandes.

Leia também:  Saque do FGTS Inativo poderá ser feito no Final de Semana




Esse resultado levou os economistas da Serasa a apreciarem que o atual nível de aquecimento da economia, além das performances da indústria e do comércio no mês em função da Páscoa, propiciou receitas acima do esperado. Soma-se a essas constatações o "efeito calendário", uma vez que abril delineou o menor número de dias úteis desde janeiro.

Embora os números tenham sido positivos, muito em breve poderá ocorrer mudança de cenário. As medidas adotadas pelo Banco Central (BC) devem ser mais bem percebidas nos próximos meses.

Por Luiz Felipe T. Erdei