Etanol tem alta de 11,7% em março

Abastecer um carro flex parece ser bastante simples, mas o consumidor precisa estar muito atento com relação aos preços praticados nas bombas de combustíveis. Há muitas semanas o etanol sobe de cotação e em todos os locais do país, nos dias atuais, é mais rentável abastecer o veículo com gasolina.

O Índice de Preços no Varejo (IPV) divulgado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio) aponta que o avanço no custo dos combustíveis foi o grande motivador pelo aumento dos preços em São Paulo no mês passado em comparação a fevereiro.

Nesse intervalo, os preços na capital paulista cresceram 0,38% em média, dos quais 0,26% proveniente do setor de combustíveis e lubrificantes. A Fecomercio pondera que no acumulado de janeiro a março o índice registra avanço de 0,81% e nos últimos doze meses encerrados no mês, 4,54%.

Como se pode supor, o custo do etanol subiu 11,7% em março ante fevereiro. Aos que esperavam para breve uma diminuição do preço, por litro, do álcool podem se surpreender. A antecipação da safra da cana-de-açúcar, matéria-prima para a extração do combustível, deve ser retardada em função do excesso de chuvas.

Além dessa constatação, a federação assoalha que a qualidade da cana da safra atual diminuiu o material voltado à fabricação do combustível (parte da cultura também é destinada à fabricação de açúcar). Como consequência, pela gasolina utilizar em sua composição anidro (álcool hidratado), seu valor também subiu, porém 1,95% entre fevereiro e março.

Por Luiz Felipe T. Erdei

Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

The field is required.

Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.

Política de Cookies