Qualidade do crédito melhora pelo país, diz Serasa



  

As medidas macroprudenciais de restrição ao crédito adotadas pelo Banco Central (BC) começaram a repercutir em alguns dados. De acordo com o Indicador da Qualidade de Crédito do Consumidor divulgado pela Serasa Experian, após três trimestres seguidos de baixa a qualidade de crédito do consumidor atingiu o nível de 80,3 pontos no período de janeiro e março de 2011, patamar que retorna ao mesmo constatado no 2º trimestre do ano passado.

Por avaliar dados numa escala de zero a 100 pontos, quanto mais elevada a pontuação melhor é a qualidade de crédito. Em outras palavras, por situar-se num nível próximo do limite, a possibilidade de inadimplência é mais amena.

Leia também:  Consultar Nome no Serasa Experian pelo Computador




A Serasa avalia que a melhora no trimestre inicial deste ano reflete o menor endividamento dos consumidores. As medidas sugestionadas pelo BC começam a ditar um ritmo mais saudável em relação à velocidade de contração de novas dívidas feitas pelo consumidor, em 2010, e a falta de dinheiro para o devido pagamento.

O consumidor que observar alguma notícia sobre elevação da inadimplência não precisa se desesperar, pois não se trata, segundo economistas da Serasa, de uma grave crise. Até o final do atual semestre essa tendência deve permanecer.

Por Luiz Felipe T. Erdei