Serasa Experian – Indicador de Falências das Empresas – Março 2011



  

Dados enunciados na terça-feira (5) pela Serasa Experian indicam o avanço de 28,4% das falências solicitadas em março deste ano sobre o mês imediatamente anterior. O resultado, portanto, fez subir para 172 o número de eventos no período, com destaque para as micro e pequenas empresas, que responderam com 108 ocorrências. Em fevereiro, a constatação entre elas chegou a 134 falências e há um ano, 195.

As falências requeridas pelas médias empresas chegaram a 33 ocorrências em março, contra 34 de fevereiro e 44 do período igual de um ano antes. Entre as grandes empresas o total de solicitações de falência foi 31, número bem diferente das seis solicitações de fevereiro de 2011, porém pouco acima das 28 de 12 meses atrás.

O Indicador de Falências e Recuperações assinala que as recuperações judiciais agenciadas sofreram incremento de 50% entre fevereiro e março, para 48 episódios. Assim como nas falências, as micro e pequenas empresas lideraram os pedidos, com 29 eventualidades.

Leia também:  Herdeiros podem sacar o FGTS Inativo de pessoas falecidas




O registro das recuperações judiciais das médias empresas foi de 13 ocorrências, número acima tanto no confronto mensal de fevereiro, ocasião em que foram registradas sete recuperações, como em relação a março de 2010, com 12 eventos. Os números das grandes empresas foram bem mais amenos, com seis constatações no mês passado, duas há dois meses e três há 12 meses.

Economistas da Serasa assinalam que o início do ciclo de alta da taxa básica de juros da economia, a Selic, assim como as medidas macroprudenciais de restrição ao crédito, ambas adotadas pelo Banco Central (BC), resultaram nos dados avaliados pelo indicador de falências.

O cenário deve perdurar durante os próximos meses, pois o BC pode, em algum momento, adotar novas medidas para frear o consumo da população, situação que incide diretamente na vida das empresas.

Leia também:  Salário Mínimo Ideal - Valor em Abril 2017

Por Luiz Felipe T. Erdei