Energia Elétrica – 10 distribuidoras irão reajustar os valores das tarifas



  

Essencial para a vida em função da organização social, a energia elétrica oferecida por dez distribuidoras serão atualizadas neste mês. De acordo com o calendário da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), estão dentro do cronograma de altas a AES Sul Distribuidora Gaúcha de Energia S/A, a Centrais Elétricas Matogrossenses (Cemat), a Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba), a Companhia Energética de Minas Gerais S/A (Cemig), a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), a Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern), a Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL-SP), a Empresa Energética de Mato Grosso do Sul S/A (Enersul), a Energisa Sergipe – Distribuidora de Energia S/A (ESE) e a Usina Hidro Elétrica Nova Palma Ltda (Uhenpal).

A partir do próximo dia 8 (sexta-feira), as empresas Cemat, Cemig, CPFL Paulista e Enersul já repassarão os reajustes aos consumidores. A AES Sul e a Uhenpal praticarão a alta de 19 de abril em diante, enquanto Coelba, Cosem e Energisa Sergipe darão início às novas diretrizes em 22 de abril. A Celpe, finalmente, reajustará os valores no dia 29.





Os índices de reajuste médio vão desde 6,71% pela CPFL, atingindo 234 municípios, até 13,18% pela Cemat, taxa de incremento que afetará 141 municípios.

Por Luiz Felipe T. Erdei