Serasa – Indicador de Perspectiva Econômica avançou 0,1% em janeiro de 2011



O bom resultado da economia brasileira em 2010 só foi deste modo devido a uma série de medidas adotadas em uníssono para o país conseguir suportar os principais efeitos da crise financeira global de 2008/2009. Setores como veículos automotores, linha branca e materiais de construção obtiveram índices expressivos de crescimento.

Como muitos consideram o crescimento da economia de 2010 em 7,5% insustentável para os padrões históricos do país, o Banco Central (BC) optou por adotar medidas restritivas de acesso ao crédito e iniciar um ciclo de aumento da taxa básica de juros da economia, a Selic.



De acordo com a Serasa Experian, o Indicador de Perspectiva Econômica avançou 0,1% em janeiro deste ano ante dezembro de 2010, para 100,3 pontos. Desta forma, ressalta a entidade, o índice corresponde ao sexto crescimento mensal seguido. Por ter capacidades de prever os movimentos cíclicos da atividade econômica com um semestre de antecedência, a taxa positiva indica expansão da economia nos próximos meses.

Leia também:  Consultar Nome no Serasa Experian pelo Computador

Devido a esse resultado, as medidas do BC brevemente ilustradas anteriormente não pareceram ter surtido o efeito desejado. Muitos fatores indicam novas medidas em breve, ou intensificação das já adotadas.

Por Luiz Felipe T. Erdei