Pontualidade de pagamento das micro e pequenas empresas – Fevereiro de 2011



  

Estar em dia com as contas é certeza de dormir tranquilamente ou ao menos sentir-se satisfeito e com a missão cumprida. Essa situação não ocorre apenas entre as pessoas físicas, visto que se pessoas jurídicas estão em dívida com alguma empresa ou serviço problemas podem surgir e se transformar numa verdadeira bola de neve.

Informações divulgadas pela Serasa Experian indicam que a pontualidade de pagamento das micro e pequenas empresas voltou a subir neste ano, em fevereiro, após ter ilustrado recuo no período imediatamente anterior.

Pelo estudo, a cada mil pagamentos realizados, 948 foram efetivados à vista ou com, no máximo, sete dias de retardamento (94,8%). No confronto com janeiro, o percentual positivo de alta chegou a 0,1%, uma vez que no período a taxa foi de 94,7%.

Leia também:  Consultar Nome no Serasa Experian pelo Computador




Economistas da Serasa ponderam que esse breve acréscimo deveu-se ao Carnaval ter acontecido no mês de março, possibilitando às micro e pequenas empresas acumularem melhores quantias em fevereiro (mais dias úteis).

A Serasa também registrou queda de 11,2% no valor médio dos pagamentos realizados em fevereiro, para pouco mais de R$ 1.416. No comparativo anual, o arrefecimento abraçou o índice de 1,8%. As medidas adotadas pelo Banco Central (BC) justificam esses resultados, pois as micro e pequenas empresas parecem atentas quanto às compras de valores e quantidades mais elevados.

Por Luiz Felipe T. Erdei