Serasa registrou queda na Inadimplência das Empresas em janeiro de 2011



Iniciar qualquer ano com dinheiro em caixa é um grande desafio para consumidores e empresas. A maior incidência de contas elevadas em virtude dos altos impostos ainda no primeiro trimestre e o pagamento do 13º salário, no caso da pessoa jurídica, trazem desconforto ao setor financeiro.

Entretanto, um dado curioso foi divulgado pela Serasa Experian no dia 25 de fevereiro. De acordo com o Indicador de Inadimplência das Empresas, o índice em questão arrefeceu 0,8% em janeiro deste ano em comparação ao mês imediatamente anterior. Este fato, ou seja, queda no confronto entre o primeiro período de um ano e o último do ano anterior não ocorria desde 2006.

Leia também:  Consultar Nome no Serasa Experian pelo Computador


No comparativo anual, segundo a Serasa, a inadimplência das empresas também cedeu, desta vez em 2,1% em janeiro de 2011 sobre o período igual de um ano antes. Para economistas da instituição, a expansão da economia brasileira durante 2010 explica os dados registrados.

Mesmo assim, a desaceleração da economia nos próximos meses deve alterar esse e outros indicadores. Os rumores de que a Selic, taxa básica de juros da economia, aumente mais 0,75% até dezembro é uma das justificativas que levam a crer nessa perspectiva.

Por Luiz Felipe T. Erdei



Fonte: Serasa Experian