Novo valor do salário mínimo – Garantia de política de ganho real aos trabalhadores



  

O reajuste de R$ 545, votado pelo Congresso Nacional no dia 24 de fevereiro, correspondeu às perspectivas de Dilma Rousseff, presidente do Brasil, e de Guido Mantega, ministro da Fazenda. Além deles, outras alas se mostraram totalmente convergentes ao novo valor, situação que desagradou oposição e centrais sindicais.

Sempre otimista em seus discursos, Carlos Lupi, ministro do Trabalho e Emprego, endossou a alta do mínimo para R$ 545 e o mecanismo utilizado para o reajuste. Em sua visão, o acerto assegura ao trabalhador uma política de ganho real, não apenas para 2011, mas para os próximos três anos.

A oposição, em seu direito de fiscalizar o governo, deve estar mais atenta do que nunca em relação às tramitações sobre o reajuste do salário mínimo. Nos próximos anos os índices deverão ser maiores, pois a economia brasileira apresentou expansão aproximada de 7,6% em 2010 e há previsões de crescer 4,5% em 2011.

Leia também:  Salário Mínimo Regional Rio Grande do Sul 2017




A lei vigente utilizada para reajuste leva em consideração a média do Produto Interno Bruto (PIB) de dois anos antes mais a inflação acumulada dos últimos 12 meses.

Por Luiz Felipe T. Erdei

Fonte: Agência Brasil