Uma das entidades que encabeçou exigências sobre maior empenho do governo quanto ao estímulo às exportações, uma vez que as importações apresentaram severo crescimento nos últimos anos, a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) abalizou alta de 12,1% no faturamento da indústria do segmento no mês passado em comparação a janeiro de 2010.
O valor conquistado pelo ramo de máquinas e equipamentos chegou a R$ 5,2 bilhões no período, porém, mesmo com essa alta o número dos pedidos em carteira baixou 12,6% na mesma base comparativa, justamente pelo maior ingresso do maquinário importado – que progrediu 29,3% no confronto anual de janeiro.
Os produtos chineses continuam sua escalada de inserção pelo Brasil. De acordo com o levantamento, a participação no setor de máquinas e equipamentos dos chineses no Brasil alcançou índice de 14,7%, atrás apenas dos Estados Unidos.
Novamente, essa dicotomia importação versus exportação gera inquietação. O país não deve se fechar, adotar medidas totalmente protecionistas, mas proteger a mão de obra, o bem mais importante de uma nação que quer ser uma das cinco maiores potências econômicas.
Por Luiz Felipe T. Erdei
Fonte: Sebrae
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?