Indicador de Perspectiva Econômica – Alta em dezembro de 2010



  

Conforme citado várias vezes neste meio de comunicação, a economia brasileira atravessou bom período de expansão em 2010. Porém, os números do primeiro trimestre desse ano – um dos mais positivos em toda a história do país – não se repetiram, embora nos demais nove meses o nível de atividade econômica tenha sido bom.

A Serasa Experian assinala que o Indicador de Perspectiva Econômica avançou 0,1% em dezembro do ano passado em comparação ao mês imediatamente anterior, para 100,9. Este crescimento, por sinal, foi o sétimo seguido e por estar acima de 100 pontos indica que a economia do país deve continuar progredindo durante o primeiro semestre de 2011.

Por ter a sagacidade de prever os movimentos cíclicos da atividade econômica com um semestre de antecedência, o Indicador de Perspectiva Econômica assinala que a adoção de medidas pelo Banco Central (BC), recentemente, parecer não ter surtido como se esperava e que nos próximos meses outras poderão ser abarcadas, entre as quais a Selic, taxa básica de juros da economia.

Leia também:  Pagamento PIS 2018 - Nascidos em Agosto




Especialistas indicam ao país que é necessária desaceleração econômica. Desde o ano passado, inclusive, economistas defendem a ideia de o Brasil frear o consumo para evitar, assim, aumento dos níveis de inflação. Caberá ao governo e ao BC emplacarem as medidas corretas.

Por Luiz Felipe T. Erdei

Fonte: Serasa Experian