Salário de Empresários é Superior ao de Assalariados



  

Estudo divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) assoalha que ser dono do próprio negócio é uma característica mais rentável entre a opção de ser assalariado.

De acordo com o Sistema de Indicadores de Percepção Social (SIPS), realizado com base na opinião de quase 2,8 mil pessoas por todo o país durante os seis meses finais do ano passado, 25,31% dos trabalhadores recebem remuneração equivalente a dois mínimos – em alguns casos até mais.

O SIPS distingue que os trabalhadores por conta própria, bem como os microempresários com, no máximo, cinco funcionários, contraem montante duas vezes maior em relação aos ganhos dos assalariados. Para 54,59% dos pequenos empresários, os rendimentos superam dois salários-base mensalmente.

Leia também:  FGTS Inativo - Caixa pode Depositar Crédito Automaticamente nas Contas




O sonho do negócio próprio, porém, não é a primeira alternativa almejada pelos desempregados em função do temor quanto ao processo de criação de uma empresa, sobretudo porque a concorrência é grande. Curiosamente, essa situação é até mais citada pelos empresários em relação às justificativas mais tradicionais: dificuldades de obtenção de crédito e altas taxas tributárias.

Para quem imagina poder fazer seu horário por ser dono do próprio negócio é melhor se atentar. Os empresários mencionam essa recorrência como um dos entraves à vida pessoal, além do fator férias, não acessível à maioria.

Por Luiz Felipe T. Erdei