Orçamento Familiar – Dicas de controle de gastos



Ainda que a economia brasileira tenha apresentado um crescimento acima dos 4% ao ano nos últimos tempos, a escassez de recursos monetários por parte da população das classes C e D implica maior importância para o planejamento e o orçamento dos gastos familiares. Não adquirir dívidas de valores monstruosos é um dos principais objetivos dessa estratégia de gastos eficientes.

Alguns conselhos de especialistas em finanças pessoais podem se encaixar nas suas necessidades atuais, seja para tirar dúvidas, pagar uma dívida ou simplesmente escolher entre parcelar uma compra ou pagar à vista. Para isso, recomenda-se criatividade. Sim, criatividade!



Geralmente os gastos são controlados (ou não) via planilhas eletrônicas e ferramentas de gestão de receitas. Entretanto, para você que prefere algo mais direto e não gosta muito de matemática, utilizar a criatividade e contar com sugestões de guias financeiros é uma saída rápida às dúvidas.

Dicas de sites:



O site Minhas Economias (www.minhaseconomias.com.br), por exemplo, foca nas maneiras simples pelas quais se pode alcançar qualidade de vida.

O blog Finanças Pessoais (financaspessoais.blog.br) é outra dica para adquirir conhecimento suficiente para uma boa gestão das finanças pessoais.

Se necessitar de informações mais apuradas sobre o assunto, o site InfoMoney (web.infomoney.com.br) é uma boa escolha.

Por Diego Alvim

Leia também:  Imposto de Renda: Dicas para não cometer nenhum erro na hora de declarar o seu IR

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *