Juros das operações de créditos – Alta em janeiro de 2011



  

Estudo edificado pela Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac) elucida que as taxas de juros de todos os tipos de operações de créditos, exceto o rotativo, cresceram no mês passado em comparação a dezembro de 2010.

O índice de juros para pessoa física pulou de 6,79% no último mês do ano passado para 6,85% em janeiro. No acumulado dos últimos 12 meses, segundo a Anefac, a taxa de juros abraçou o percentual de 121,46%.

Para pessoas jurídicas, por outro lado, a taxa de juros chegou a 3,88% em janeiro, contra 3,80% de dezembro, com índice de 57,90% registrado nos últimos 12 meses. Para Miguel José Ribeiro de Oliveira, coordenador de Estudos Econômicos da associação, esses avanços podem ser explicados com base na tomada de decisões do Banco Central (BC), entre as quais aumento da Selic, a taxa básica de juros da economia, e a ascensão dos depósitos compulsórios.

Leia também:  Reforma Previdenciária - Informações




Assim como muito tem falado outros especialistas, Oliveira prevê que as despesas das operações de crédito tendem a crescer no transcorrer deste ano.

Caso essa seja realmente a disposição, as vendas em vários setores, tais como o de veículos automotores, devem diminuir gradativamente. Um impulso ao segmento de materiais de construção, por outro lado, deve ser constatado ao final de 2011, pois em dezembro a isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) ao ramo será extinta.

Por Luiz Felipe T. Erdei

Fonte: Agência Brasil